Mutsaz
Brasil, 2009 | Metareciclagem

MutSaz é uma publicação trimestral, colaborativa e improvisada criativamente do MutGamb (Mutirão da Gambiarra), núcleo editoral que nasceu na MetaReciclagem.

Mescla de poemas feitos em conversa com experiências, tecnologias livres e códigos, ensaios teóricos, relatos de eventos, fotografias, mais códigos poéticos e outros formatos, Mutsaz é uma publicação trimestral do Mutirão da Gambiarra voltada para a pesquisa e documentação da rede MetaReciclagem. Sincronizadas com as estações do ano, foca sempre na realidade mundo_meta. As edições agregam produções mensais de pessoas e organizações de todo o Brasil.

Foram no total 10b edições com diversos autores e a belíssma ilustração de Sília Moan, todo criado em softwares e mãos livres.

Mutsaz Primavera 2009

O MutSaz Primavera de 2009 foi a primeira edição do Mutirão Sazonal, ainda experimentando bastante com formatos, blogagens e afins.

Download (PDF, 2.46MB)

Mutsaz Verão 2010

O Núcleo Editorial Mutirão da Gambiarra lança no dia 22 de março, na entrada do outono, mais um MutSaz. A publicação construída colaborativamente agrega a produção da Rede MetaReciclagem dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Download (PDF, 4.9MB)

Dopre – MutSaz Outono 2010

Folhas amareladas e caídas, retorno inicial ao ciclo do carbono. Remixagem. Tudo apodrece e vira adubo. Os ícones e os mitos sempre se renovando. Dopre, senhora do remix, que comanda os ciclos de apodrecimento e recombinação. Uma rede, composição abstrata de pessoas e contextos, que continua reorganizando tudo aquilo em que se reconhece.A eterna crise de identidade como processo criativo.

Esse MutSaz buscou a composição do imaginário do outono (a queda, a preparação para o inverno, o silêncio, a meditação) com a rede MetaReciclagem e suas vizinhanças.

abril.maio.junho

Download (PDF, 16.8MB)

MutSaz Inverno

Chegou a primavera, e com ela o Mutirão da Gambiarra completou quatro edições das publicações sazonais. O ciclo se fechou. Ou começamos outro? Três meses atrás a Sília publicou o conceito do inverno e da nossa musa Pozimi:

“Prédios, todos trancados, frio e sentimento contido. Sim. Pozimi, a musa de inverno, é triste. Assim como toda a composição. O frio que não a deixa sorrir. A mudança que o inverno causa no organismo. O corpo moldado pelo ambiente, pelos arredores que precisa de umas gambiarras para continuar seguindo. Olhos pequenos, expressão estática.”

Sem dúvida essa equipe editorial conseguiu superar a paralisia estática que o frio sugere. E assim confeccionamos a edição mais “redodinha” e colaborativa que publicamos até agora.

Download (PDF, 2.43MB)

Reva – Primavera 2010

setembro_outubro_novembro

Autorxs: bailux, dasilvaorg, efeefe, f?r!, imaginante, mabegalli, mondegrass, r4r3, siliamoan, tati prado.

Download (PDF, 4.54MB)

Janxs -verão 2011

dezembro, janeiro, fevereiro.

“Eu sei o que vocês fizeram na primavera passada…” – Tati Prado

JanxsO Mutirão Sazonal de Verão 2010/2011 é inspirado pela Lupercália, as festas romanas que “simbolizavam a purificação que devia acontecer ao fim do ano” e que provavelmente deram origem ao Carnaval. Sua musa é Janxs.

Palavras-chave: verão, calor, festa, celebração. Cultura digital, autonomia, transição, mudança, criatividade, commons, copyleft, propriedade intelectual, ecad, apocalipse, chuvas, dengue, carnaval, bardos, faunos, fertilidade… (complete aqui).

autorxs: amandawy, bandobailux, bicarato, bruno viera, carrapatoso, caribe, cirdes lopes, dasilvaorg, efeefe, ellen sluis, flavia cremonesi, geert lovink e trebor scholz, greg michener, hdhd, mbraz, paula resende, r4re, siliamoan, tatiprado, vitoriamario. — revisão: mariel zasso — organização: maira begalli — diagramação: yaso — bversão navegável e epub: efeefe

todos os textos são livres, com exceção de “Cinco emoções criadas pela internet” original de @leighalexander. o uso e atribuição de “Cinco emoções criadas pela internet” deve se basear na licença concedida originalmente pelo autor.

Download (PDF, 4.5MB)

Wiqua, musa do outono de 2011

montando o tarô tecnomágico…

Eis que surge o processo: remix de decisões, futuros, presentes, de colaboração, de pessoas. Eis que surge o outono, com ares gélidos ainda não tão óbvios. Assim como o sol ainda presente, mas já de saída.

A musa destes dias se chama Wiqua, aquela que nasceu tupi e brinca com feitiços, tece oráculos, joga baralhos. É fruto da imersão da wicca em processo wiki, aquele que se colocou como certeza de nossos tempos, de nossas ciberculturas. Wiqua traz as tags de wikifiction: um lugar de construir imaginários coletivos fabulosos.

Download (PDF, 1.68MB)

Pozimi 2011

Pozimi ressurge ao fim de mais um longo inverno, trazendo ideias para futuros imaginários.

Download (PDF, 1.12MB)

Cuña 2012

Cuña, a semeadora, foi lançada no inverno de 2012. O PDF (54 páginas, 18,9 Mb) está disponível aqui e se fez acompanhar de um lindo hotsite com entrevistas em áudio e outras coisas. Edição sob curadoria de Tatiana Wells e dedicada à mulheres e tecnologias.