Laboratório de cartografia

Laboratório Arquivos Táticos é parte do Programa Público da exposição Arte-veículo, e toma forma de um site, uma cartografia e um laboratório que integrou a exposição no SESC Pompéia (setembro de 2018). Na exposição Arte-veículo apresentamos uma cartografia visual que dá forma aos quatro períodos pesquisados no contexto das redes de colaboração, elencando eventos, momentos políticos, políticas de cultura e de cultura digital, projetos, festivais.

A cartografia visual apresenta as mais de 40 publicações realizadas no período.  Alguns livros e textos também estiveram disponíveis na exposição. O projeto trabalhou com uma bibliografia de livros, dissertações, teses e pesquisas publicadas no período que estão disponíveis no site, lançado durante a exposição:


Em colaboração com Tininha Llhanos, Adriana Veloso, Fabiane Borges, Milena Durante, Inês Nin, Elisa Ximenes e Sue Nhamandu, o laboratório acessou e discutiu a produção desses 20 anos de internet, redes, mídias táticas, e mais, buscando identificar caminhos para o pensamento tático e em rede no contexto atual.

No decorrer de três dias, as desenvolvedoras foram chamadas a agregar novas perspectivas ao arquivo em curso. Além das convidadas, relatoras acompanharam o processo para contar das trocas e das conversas, no processo cartográfico. Textos e livros também puderam ser editados e fotocopiados durante o laboratório. 

Quando 30 e 31/08, das 19 às 22 horas e  1/09 das 10 às 18 horas

Onde Sesc Pompéia, exposição Arte-veículo Rua Clélia, 93 – São Paulo -SP

A pesquisa para essa cartografia aconteceu durante meses e sabemos de sua parcialidade.

Laboratório Arquivos táticos é uma chamada para seguir a composição dessa cartografia, que se intersecciona e complementa com outras cartografias, pesquisas, mapas, diagramas, narrativas, análises e mais.

O desenho da cartografia surgiu de diversas conversas  entre Giseli, Cristina e Tatiana e foi finalizado por Cristina e Lucas Sargentelli. O site desenvolvido por Ricardo Ruiz e Tiago Bugarin.

Baixe aqui a cartografia completa em alta resolução (9mb).

Pesquisa:
Giseli Vasconcelos, Tatiana Wells, Cristina Ribas

Programadores do site:
Ricardo Ruiz e Tiago Bugarin

Desenho da cartografia visual:
Cristina Ribas e Lucas Sargentelli

Desenvolvedoras:
Adriana Veloso, Fabiane Borges, Milena Durante, Tininha Lhanos, Inês Nin, Sue Nhamandu e Elisa Ximenes