Brasil, 2009 | Metareciclagem
MutSaz é uma publicação trimestral, colaborativa e improvisada criativamente do MutGamb (Mutirão da Gambiarra), núcleo editoral que nasceu na MetaReciclagem.
Mescla de poemas feitos em conversa com experiências, tecnologias livres e códigos, ensaios teóricos, relatos de eventos, fotografias, mais códigos poéticos e outros formatos, Mutsaz é uma publicação trimestral do Mutirão da Gambiarra voltada para a pesquisa e documentação da rede MetaReciclagem. Sincronizadas com as estações do ano, foca sempre na realidade mundo_meta. As edições agregam produções mensais de pessoas e organizações de todo o Brasil.
Foram no total 10b edições com diversos autores e a belíssma ilustração de Sília Moan, todo criado em softwares e mãos livres.
Mutsaz Primavera 2009
O MutSaz Primavera de 2009 foi a primeira edição do Mutirão Sazonal, ainda experimentando bastante com formatos, blogagens e afins.
Mutsaz Verão 2010
O Núcleo Editorial Mutirão da Gambiarra lança no dia 22 de março, na entrada do outono, mais um MutSaz. A publicação construída colaborativamente agrega a produção da Rede MetaReciclagem dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Dopre – MutSaz Outono 2010
Folhas amareladas e caídas, retorno inicial ao ciclo do carbono. Remixagem. Tudo apodrece e vira adubo. Os ícones e os mitos sempre se renovando. Dopre, senhora do remix, que comanda os ciclos de apodrecimento e recombinação. Uma rede, composição abstrata de pessoas e contextos, que continua reorganizando tudo aquilo em que se reconhece.A eterna crise de identidade como processo criativo.
Esse MutSaz buscou a composição do imaginário do outono (a queda, a preparação para o inverno, o silêncio, a meditação) com a rede MetaReciclagem e suas vizinhanças.
abril.maio.junho
MutSaz Inverno
Chegou a primavera, e com ela o Mutirão da Gambiarra completou quatro edições das publicações sazonais. O ciclo se fechou. Ou começamos outro? Três meses atrás a Sília publicou o conceito do inverno e da nossa musa Pozimi:
“Prédios, todos trancados, frio e sentimento contido. Sim. Pozimi, a musa de inverno, é triste. Assim como toda a composição. O frio que não a deixa sorrir. A mudança que o inverno causa no organismo. O corpo moldado pelo ambiente, pelos arredores que precisa de umas gambiarras para continuar seguindo. Olhos pequenos, expressão estática.”
Sem dúvida essa equipe editorial conseguiu superar a paralisia estática que o frio sugere. E assim confeccionamos a edição mais “redodinha” e colaborativa que publicamos até agora.
Reva – Primavera 2010
setembro_outubro_novembro
Autorxs: bailux, dasilvaorg, efeefe, f?r!, imaginante, mabegalli, mondegrass, r4r3, siliamoan, tati prado.
Janxs -verão 2011
dezembro, janeiro, fevereiro.
“Eu sei o que vocês fizeram na primavera passada…” – Tati Prado
JanxsO Mutirão Sazonal de Verão 2010/2011 é inspirado pela Lupercália, as festas romanas que “simbolizavam a purificação que devia acontecer ao fim do ano” e que provavelmente deram origem ao Carnaval. Sua musa é Janxs.
Palavras-chave: verão, calor, festa, celebração. Cultura digital, autonomia, transição, mudança, criatividade, commons, copyleft, propriedade intelectual, ecad, apocalipse, chuvas, dengue, carnaval, bardos, faunos, fertilidade… (complete aqui).
autorxs: amandawy, bandobailux, bicarato, bruno viera, carrapatoso, caribe, cirdes lopes, dasilvaorg, efeefe, ellen sluis, flavia cremonesi, geert lovink e trebor scholz, greg michener, hdhd, mbraz, paula resende, r4re, siliamoan, tatiprado, vitoriamario. — revisão: mariel zasso — organização: maira begalli — diagramação: yaso — bversão navegável e epub: efeefe
todos os textos são livres, com exceção de “Cinco emoções criadas pela internet” original de @leighalexander. o uso e atribuição de “Cinco emoções criadas pela internet” deve se basear na licença concedida originalmente pelo autor.
Wiqua, musa do outono de 2011
montando o tarô tecnomágico…
Eis que surge o processo: remix de decisões, futuros, presentes, de colaboração, de pessoas. Eis que surge o outono, com ares gélidos ainda não tão óbvios. Assim como o sol ainda presente, mas já de saída.
A musa destes dias se chama Wiqua, aquela que nasceu tupi e brinca com feitiços, tece oráculos, joga baralhos. É fruto da imersão da wicca em processo wiki, aquele que se colocou como certeza de nossos tempos, de nossas ciberculturas. Wiqua traz as tags de wikifiction: um lugar de construir imaginários coletivos fabulosos.
Pozimi 2011
Pozimi ressurge ao fim de mais um longo inverno, trazendo ideias para futuros imaginários.
Cuña 2012
Cuña, a semeadora, foi lançada no inverno de 2012. O PDF (54 páginas, 18,9 Mb) está disponível aqui e se fez acompanhar de um lindo hotsite com entrevistas em áudio e outras coisas. Edição sob curadoria de Tatiana Wells e dedicada à mulheres e tecnologias.